E-sports LoL 2023: calendários das ligas e cidade-sede do MSI divulgada

A temporada de 2023 dos e-sports de League of Legends está finalmente em andamento e este ano a devoção vai continuar de onde parou, com algumas alterações de formatos e calendários. Este ano, as principais atualizações foram feitas especialmente para as regiões menores, mas as principais regiões também receberam alterações.

Não é surpresa que os fãs de LoL estejam constantemente ansiosos pela próxima temporada, não importa o quão pequenas as mudanças possam parecer a princípio. Este ano não é diferente, com mudanças no formato e cronograma sendo feitas para as regiões maiores e menores. Lembrando que estas mudanças se aplicam apenas à versão original do jogo, e não à versão mobile, o League of Legends Wild Rift.

Portanto, sem mais delongas, vamos nos debruçar sobre as principais ligas do cenários de e-sports de League of Legends.

LPL

Foto: Riot Games

A LPL foi o primeiro grande torneio a começar em 2023. A liga chinesa começou no dia 14 de janeiro e deve terminar sua primeira fase no dia 26 de março. 17 times competirão entre si para se tornar o melhor da região, com pouquíssimas mudanças em relação ao formato.

A LPL está entre as ligas mais populares em relação às apostas de LoL na Midnite, porque hospeda a maior quantidade de partidas e algumas das melhores equipes e jogadores do mundo.

LCS

Foto: Riot Games

A LCS, a liga de LoL da América do Norte, teve uma das maiores mudanças em relação ao cronograma. Normalmente, os torcedores viviam o espírito da liga nos finais de semana, e os dias do horário nobre eram os que a Riot buscava para manter o interesse no mais alto nível. 

No entanto, com a introdução da nova liga Valorant, a Riot decidiu mudar o LCS para os dias de semana e bastante cedo. A liga não sofreu grandes mudanças de formato, mas pode enfrentar uma séria queda na popularidade e na audiência por conta dos novos horários das partidas. A disputa começou no dia 26 de janeiro e deve ter a conclusão da primeira fase no dia 17 de março.

LEC

Foto: Riot Games

A LEC, a liga europeia, recebeu uma grande mudança de formato antes da temporada de 2023. A liga foi dividida em três divisões, como nos velhos tempos. As divisões agora são mais curtas do que antes e o formato hospedará as oito melhores equipes da primeira divisão em um formato de grupo para decidir quais equipes irão para os playoffs. 

Por outro lado, a liga agora é referida como EMEA Championship, pois a Riot decidiu fundir as regiões da EMEA. Embora diga respeito principalmente às equipes ERL, o LEC também foi afetado pela mudança.

A disputa da temporada de inverno da LEC se iniciou em 21 de janeiro, com a grande final sendo jogada no início de março.

LCK

Foto: Riot Games

O torneio coreano, a LCK, pode ser a competição mais estável do ano, pois tem apenas algumas atualizações. O Spring Split da LCK começa um pouco antes dos torneios ocidentais e a única diferença é que uma chave de repescagem foi adicionada ao estágio de playoff. Algumas das melhores equipes de LoL estão competindo na liga, assim como o último campeão mundial, o DRX.

O Spring Split da LCK começou no dia 19 de janeiro e a final deve ser disputada no dia 9 de abril, com a conclusão dos playoffs.

Cidade-sede do MSI divulgada

Foto: Riot Games

Pela primeira vez na história dos e-sports, um grande torneio internacional de League of Legends chegará à casa do Big Ben. A Riot Games confirmou que o Mid-Season Invitational de 2023, um dos maiores torneios da cena dos e-sports de LoL, será realizado em Londres, Inglaterra, marcando a primeira vez que a empresa sediará um evento no país na última década. 

Este também é o sexto grande evento que será realizado na Europa, sendo o último torneio o Campeonato Mundial de 2021 em Reykjavík, na Islândia.

O Reino Unido é o lar de muitos torcedores dos e-sports de LoL e é o berço de um punhado de nomes populares, incluindo o ex-top laner do Team Vitality Alphari e apresentadores como Marc Robert “Caedrel” Lamont, Aaron “Medic” Chamberlain e Andrew “Vedius” Day. A região também teve uma das principais ligas regionais europeias com a UKLC, antes de se fundir com a Nordic Championship League em 2020.

O local do MSI 2023 ainda não foi anunciado, mas há muitas mudanças diferentes reservadas para o evento quando ele começar ainda este ano. O evento, por exemplo, será expandido para incluir mais equipes do que nunca, passando de 11 para 13. Haverá também duas fases de dupla eliminação com a fase de play-in e a fase de grupos.

No ano passado, o Royal Never Give Up da China conseguiu defender seu título contra o T1 da Coreia, que acabou de sair de uma campanha invicta do Spring Split de 2022. No próximo torneio, no entanto, eles estarão sem sua estrela Xiaohu, que se transferiu para o Weibo Gaming no final da temporada. Eles ainda têm vários jogadores daquele time vencedor do campeonato a bordo para 2023, o que lhes dá uma boa chance de defender seu título novamente – se conseguirem ganhar o troféu da LPL nesta temporada.