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Dicas

5 dicas para aumentar o engajamento do seu perfil do instagram

sex, 18 de janeiro às 18:32 | por Eduardo Aniceto


Está cada vez mais difícil conseguir seguidores no Instagram, visto que a concorrência é grande hoje em dia e consequentemente, os seguidores ficam indecisos em quais perfis seguir.

A concorrência na visão de muitos profissionais é algo ruim.

Eu particularmente gosto porque vai separando o “joio do trigo”.

Quando se trata de ser notado no Instagram, existem regras básicas a seguir, como seria o caso de qualquer rede social – publique regularmente, interaja com os usuários, inclua uma descrição interessante com suas fotos que chamarão a atenção dos outros usuários. Além disso, existem algumas maneiras específicas do Instagram para garantir que você possa ganhar mais seguidores, ganhar mais curtidas e ganhar bastante no Instagram.

Temos aí uma questão inquietante.

Como conseguir seguidores no Instagram?

Quem percebe o valor dessa rede social, mas não sabe por onde começar, se vê diante de um desafio.

Sem seguidores, a conta se torna invisível.

Mas como ser visto, notado e despertar o interesse da audiência?

Neste artigo, vamos apresentar dicas para ganhar seguidores reais e engajados.

Para saber como aumentar rapidamente o número de seguidores no Instagram, leia este artigo.

Poste fotos que chamem atenção e despertem o desejo de engajamento

A plataforma é extremamente visual, por isso, a qualidade das fotos e vídeos que você posta é fundamental para engajar os seguidores.

Para conseguir chamar a atenção é preciso definir uma identidade, uma unidade visual para suas fotos.

Assim, o público consegue identificar sua marca com mais facilidade.

Baseado nessa identidade, é a hora de colocar a criatividade em uso.

Você pode experimentar ângulos inusitados para suas fotos ou brincar com a iluminação, por exemplo.

Criatividade conta muito na hora de aprender como conseguir seguidores no Instagram.

Adicione legenda a sua foto

Embora o Instagram seja uma plataforma altamente visual, suas legendas desempenham um papel importante para gerar engajamento.

Contudo, precisam ser condizentes com sua foto para ajudar a obter mais seguidores.

Por isso, você pode tentar diferentes estratégias:

  • Colocar as palavras mais importantes na frente: as legendas são cortadas após algumas linhas de texto, então, procure transmitir a informação de forma atraente logo no início
  • Fazer uma pergunta: isso encoraja seu público a deixar um comentário com resposta, e esse compromisso ajudará a tornar a sua conta visível para mais pessoas
  • Utilizar emojis: um emoji pode ajudar a atrair a atenção do leitor e é apropriado para a maioria dos tipos de contas
  • Testar diferentes comprimentos de legenda: o legal do Instagram é que ele permite legendas longas, diferentemente do Twitter, por exemplo. Assim, você consegue colocar mais detalhes para justificar a postagem. Mas legendas curtas também podem ser eficazes quando a imagem realmente fala por si mesma.

Use Hashtags Populares

Hashtags são o primeiro lugar para começar quando se trata de obter mais curtidas para suas fotos no Instagram. Pense no assunto, para que outros usuários do Instagram que tirem fotos das mesmas coisas possam encontrá-lo. Marcar no Instagram não se limita apenas ao seu assunto – você pode marcar suas fotos com base no estilo da fotografia ou do processamento, pode ser marcado com os aplicativos que você usou para processar suas fotos ou o filtro do Instagram que você usou ou na sua localização e, claro, com as hashtags populares do Instagram usadas pelos usuários regulares.

Inspire, conecte e siga de volta

Muitos usuários do Instagram adoram se inspirar. E quem não faz? Quando os espectadores se conectam emocionalmente com seu conteúdo, eles continuarão voltando para mais. Deixe para trás o cut-and-dry e ofereça aos seus seguidores imagens, vídeos e legendas que realmente ressoam.

Envolva-se com seus clientes ao comentar e gostar de outras páginas, especialmente quando você está começando. Isso mostra que você não está apenas tentando fazer com que eles o sigam. Vá a milha extra e você será recompensado com um fã leal!

O foco nem sempre tem que estar em produtos ou serviços. Por exemplo, você pode mostrar funcionários, atividades da empresa e eventos divertidos. Criar esse tipo de ambiente ajudará a consolidar seu vínculo e a ganhar ainda mais confiança.

Outra boa prática é atualizar sua seção bio. Um erro que muitos usuários cometem é colocar uma mensagem chata, adicionar o link da empresa e deixá-lo assim. O que você precisa fazer é atualizá-lo com freqüência. Ele fornece o único link clicável, por isso, seja criativo com seu uso. Pense em como você pode gerar tráfego para eventos promocionais, registro, vendas, etc.

O valor da página do Instagram é normalmente medido pelo número de seguidores versus aqueles que você está seguindo – quanto mais seguidores, melhor. No entanto, é essencial que você também acompanhe os influenciadores e outras pessoas que fornecem valor para o seu negócio. Isso pode levar a algumas grandes oportunidades e colaborações no futuro.

Escolha os melhores horários

Os horários das postagens podem ser determinantes para o seu resultado. Se você postar no momento em que as pessoas estão online no Instagram terá mais chance de ser visto.

Pensando nisso, o lógico é pensar em posts fora do horário comercial. Depois das 18h, por exemplo. Afinal, nessas horas as pessoas estão fora do trabalho e têm a chance de conferirem melhor os seus smartphones.

As pesquisas sobre esse assunto mostram números diversos, até porque isso é mesmo muito relativo. Por essa razão, você terá que fazer testes com o seu público e chegar aos seus melhores horários. Poste em horários diferentes, observe e encontre um padrão.

O bom é que se você seguir a nossa dica de mudar o perfil para ‘Comercial’, você terá acesso a ferramenta de análise do Instagram. Basta interpretar as métricas contidas lá e partir para a ação.

DICA EXTRA: Pense no futuro

Para fechar esse artigo, resolvi incluir uma ‘Dica Extra’, mas não menos importante para você: Pense no futuro.

O que quero dizer com isso? Planeje com antecedência o seu ano, veja as datas mais importantes para o negócio e quais ações maiores serão tomadas durante esse período.

Se você consegue se planejar com calma, pode criar as artes e copys com qualidade e sem imprevistos. Adote isso e tenho certeza que não é só a sua equipe que agradecerá, o seu público também.

E aí, o que achou das dicas para ganhar seguidores no Instagram?  Lembrando que todas são ações que valem para diferentes objetivos e negócios, cabe a você encontrar o melhor caminho para alcançar os seus próprios objetivos. Cada empresa é única e deve ser encarada como tal, não importa qual a rede social está.

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